Paz do Senhor, meu irmãos em Cristo!
Nos dias de hoje, a referência familiar que recebemos dos nossos pais, na maiorias das vezes já vem deturpada, fora dos propósitos de Deus.
Muitas vezes, devido a situação difícil das gerações anteriores à nossa, o acesso a informação, a vida atribulada de um pai para sustentar vários filhos, bem como mães com dupla jornada de trabalho. Isso tudo ocasionou em priorizar o sustento do lar, mas sem o cuidado de preservar os valores de Deus, os valores cristãos dentro de casa. Fez com que crianças deixassem a escola prematuramente, para trabalharem e ajudarem na composição da renda familiar. Esse contexto familiar unido à pressão do mundo para nos distanciar de Cristo refletiu na criação dos nossos pais, depois na nossa e dos nossos filhos.
1 Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.
2 Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.
3 Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.
4 Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.
5 Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.
Se não quebrarmos este ciclo, vai se repetir nas próximas gerações, nos mantendo como escravos do mundo. Das concupcências da carne.
16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.
Cabe a nós como sacerdotes do nosso lar, entendermos o quão importante e precioso é cuidarmos da nossa casa.
30 Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? "
31 Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa".
32 E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa.
33 Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.
Como podemos hoje, nos convertermos a Cristo e seguirmos da mesma maneira que estávamos antes de O conhecer? Já que sabemos, que "...aquele que está em Cristo, nova criatura é...". Essa mudança precisa começar a partir da nossa casa. No ceio da nossa família foi que Deus preparou nosso primeiro ministério. É necessário que cuidemos do nosso lar, com uma apreço sem medida, assim como Cristo amou a Igreja.
17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
Quando nos casamos, damos início a um novo lar. Normalmente fazemos diversos planos e temos diversos sonhos. Mas para que estes se concretizem precisam ser compartilhados entre o casal. E posteriormente os filhos também devem participar destes planos. Mas o maior plano de Deus para uma família é que seja um letígimo "Lar Cristão". Onde um pai amoroso ama sua esposa como a si mesmo, já que são uma só carne, firmado através do matrimônio. E seus filhos se tornam seu maior trunfo na vida, pois refletem a criação que receberam de seus pais.
6 Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’.
7 ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher,
8 e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.
9 Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".
A partir do momento em que essas premissas do casamento começam a ser quebradas, a casa toda sofre as consequências. Acaba por abalar as estruturas do lar. Não me refiro aqui a coisas de teor grave, como uma traição ou agressão física, mas sim a coisas mais sutís. Que parecem não ter grande efeito a curto prazo, mas que a médio e longo prazo vão minando a relação conjugal e trazendo insegurança para os filhos.
8 Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.
9 Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.
Os filhos precisam ver sua casa como um refúgio. Um lugar onde sempre poderão voltar para buscar conselhos. Para serem abrigados em situações difíceis. Para que possam sentir o calor de um ambiente familiar saudável em meio as provações da vida. Quando eles não sentem que tem isso em suas vidas, passam a ficar doentes, inseguros. E isso se reflete em diversas áreas da sua vida, dentro de casa, com rebeldia, desobediência. E depois fora com ações tempestivas, sem pesar direito as consequências dos seus atos. Trazendo maldição para sua vida, que muitas vezes acaba repercutindo também nos seus pais e familiares.
1 Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
2 "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:
3 "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".
4 Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.
Por isso meus irmãos, vemos hoje no Ministério Vida em Cristo, esta missão de trabalharmos arduamente para edificação das famílias que aqui se achegam. Pois uma igreja, uma noiva, um corpo de Cristo sólido, depende diretamente de uma vida familiar saudável, de acordo com os princípios de Deus.
A igreja não são estas paredes que vemos aqui quando viemos em unidade, cultuar a Deus. Ela se estende e tem início nos nossos lares. Precisamos ser igreja em todo lugar. Principalmente em casa, mas também no trabalho e em todo lugar que convivamos. Isso é ser igreja. Os ritos durante o culto são manifestação de nosso amor a Cristo, sem dǘvida. Mas Ele fica satisfeito mesmo é quando levamos daqui, em nosso coração, um ensino da Palavra, que nos direcione para uma mudança real, para uma revisão de nossas ações, princípios e valores.
6 Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.
7 Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.
8 "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor.
9 "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.
Eu costumo dizer que é muito melhor Ser e Fazer, do que Falar e "Se Fazer". Nosso testemunho fala muito mais do que nossa boca poderia dizer. Tem muito mais relevância o nosso exemplo, do que o que falamos ou o que demonstramos saber. E o que aprendemos só tem valor se usamos para o próximo, não podemos estar centrados em nós mesmos.
Uma Vida em Cristo é fruto de testemunho de vida, não de boca.
O mundo prega que devemos buscar nossa realização pessoal a todo o custo, devemos buscar satisfazer a nós mesmos. Como resultado vemos a sociedade cada vez mais doente com depressão e outras doenças da mente, que por fim afetam o corpo. Mas via de regra nascem primeiro na mente. Vemos aumento constante de suicídios, causados por picos depressivos.
36 "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
37 Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
38 Este é o primeiro e maior mandamento.
39 E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
A Bíblia, que é a Palavra de Deus, já nos mostra o contrário do mundo. Coloca o nosso centro, no outro, no próximo, não em nós mesmos. A manifestação do amor de Deus acontece quando conseguimos nos doar sem reservas. Quando oferecemos a outra face. Quando não temos o ímpeto de revidar aquele que nos causa dano. Mas amamos e pedimos a Deus que nos conduza sempre de acordo com a Sua vontade. Isso sim nos traz satisfação e cura de mente, alma e espírito.
15 Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor".
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
Compartilhe nas redes sociais: