Páscoa
Jesus Cristo Ressucitou e nos Salvou!

Páscoa - Passagem (Pessach)

 - Porque o Anjo do Senhor veria o sacríficio do sangue do cordeiro e passaria direto.

  • Páscoa para os Judeus: Êxodo 12. - Sacríficio do Cordeiro
  • Páscoa para os Cristãos: Hebreus 7:26-27, João 1:29 - Cristo foi o sacríficio perfeito, por isso não precisamos mais sacrificar cordeiros.
  • Páscoa para o mundo: Época de presentes (Comércio), Coelhinho, chocolates. Consumismo.


¹ O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito:
² "Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês.
³ Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.
⁴ Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer.
⁵ O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.
⁶ Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.
⁷ Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal.
⁸ Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento.
⁹ Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras.
¹⁰ Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar.
¹¹ Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor.
¹² "Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor!
¹³ O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.
¹⁴ "Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo. 

Êxodo • 12:1-14


- João Batista reconhece Jesus:

²⁹ No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 

João • 1:29



²⁶ É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.
²⁷ Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.

Hebreus • 7:26-27


- Podemos ver em Marcos 16...

¹ Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus.
² No primeiro dia da semana, bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao sepulcro,
³ perguntando umas às outras: "Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro? "
⁴ Mas, quando foram verificar, viram que a pedra, que era muito grande, havia sido removida.
⁵ Entrando no sepulcro, viram um jovem vestido de roupas brancas assentado à direita, e ficaram amedrontadas.
⁶ "Não tenham medo", disse ele. "Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto.
⁷ Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: ‘Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’ ".
⁸ Tremendo e assustadas, as mulheres saíram e fugiram do sepulcro. E não disseram nada a ninguém, porque estavam amedrontadas.
⁹ Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.
¹⁰ Ela foi e contou aos que com ele tinham estado; eles estavam lamentando e chorando.
¹¹ Quando ouviram que Jesus estava vivo e fora visto por ela, não creram.
¹² Depois Jesus apareceu noutra forma a dois deles, estando eles a caminho do campo.
¹³ Eles voltaram e relataram isso aos outros; mas também nestes eles não creram.
¹⁴ Mais tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto.
¹⁵ E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
¹⁶ Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
¹⁷ Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
¹⁸ pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".
¹⁹ Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.
²⁰ Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam. 

Marcos • 16:1-20


Podemos traçar um paralelo nas profecias de Isaías sobre a vinda do Messias, no Antigo Testamento com o seu notável cumprimento no Novo Testamento:


1. Jesus como Servo Sofredor:

³ Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.
⁴ Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. 

Isaías • 53:3-4

Cumprimento:

¹⁷ E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças". 

Mateus • 8:17


²⁴ Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 

 1 Pedro • 2:24


2. Jesus como Sacrifício pelos Pecados:

  • Isaías 53:5-6: "⁵ Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
    ⁶ Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós."

Cumprimento:

  • João 1:29: "²⁹ No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! "
  • 2 Coríntios 5:21: "²¹ Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus."

3. Jesus como Ressuscitado e Glorificado:

  • Isaías 53:10-12: "¹⁰ Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.
    ¹¹ Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.
    ¹² Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. "

Cumprimento:

  • Romanos 4:25: "²⁵ Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação."
  • Hebreus 10:10: "¹⁰ Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas."



- E como diz Paulo em Romanos 6...

¹ Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?
² De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?
³ Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?
⁴ Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
⁵ Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.
⁶ Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;
⁷ pois quem morreu, foi justificado do pecado.
⁸ Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.
⁹ Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.
¹⁰ Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus.
¹¹ Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. 

Romanos • 6:1-11


Compartilhe nas redes sociais...

Compartilhar






Evangelismo
Necessidade Imediata e Constante