Tome a sua cruz
Sejamos verdadeiramente discípulos de Cristo - Tomemos nossa cruz e sigamos a Ele

Vamos refletir um pouco sobre Marcos 8:31-38, principalmente sobre o significado de tomarmos nossa cruz e seguirmos a Cristo. Pensar sobre os sacríficios e benefícios que passamos a observar após essa decisão diária de estarmos com Ele, de O seguirmos, mesmo e apesar das lutas e batalhas internas e externas que precisaremos trilhar para nos mantermos nesse novo e vivo caminho!

31 Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.
32 Ele falou claramente a esse respeito. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo.
33 Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: "Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens".
34 Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
35 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.
36 Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
37 Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?
38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".

Marcos • 8:31-38


31 Então ele começou a ensinar-lhes (explica o que há de acontecer, apesar do fato de que Ele era o Messias)

que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas (demonstra que eles achavam o oposto)

 e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, (quer dizer que os líderes religiosos de Israel puseram Jesus à prova, no entanto, ele não se enquadrou nas especificações deles; Israel esperava um Messias que fosse um líder militar que os libertasse do jugo de Roma. Não enxergaram algo maior e mais libertador, que é a liberdade da escravidão do pecado)

 fosse morto e três dias depois ressuscitasse. (reparem que a crucificação nunca foi dúvida, devido ao sucesso da cruz em fazer expiação pelos nossos pecados - ou seja, na reconciliação de Deus com a humanidade) ver Colossenses 2:13-15


32 Ele falou claramente( abertamente) a esse respeito. Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo. (Pedro negou com força o que Jesus havia dito sobre padecer e sofrer)


33 Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: "Para trás de mim, Satanás! (Retira-te de diante de mim Satanás. Jesus aqui fala diretamente com Satanás, que usou Pedro para tentar tirar da sua mente a necessidade do sofrimento)

Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens". (E então diz a Pedro, que o homem, não estando redimido, não quer o mesmo que Deus quer.)


34 Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, (Deixe de lado principalmente o orgulho, a dureza de coração, a soberba, tudo aquilo que exalta a si mesmo)

  • Refere-se à renúncia de vontades, desejos egoístas e ambições pessoais que vão contra a vontade de Deus.
  • Significa colocar Deus no centro da vida, em vez de buscar apenas conforto, riqueza ou aprovação do mundo.

tome a sua cruz (Na época romana, a cruz era um instrumento de execução pública, humilhante e dolorosa. Carregar a cruz era uma imagem literal para os condenados, que tinham que levar o instrumento de sua própria morte até o local da crucificação.)

  • Representa enfrentar dificuldades, rejeição ou sofrimento como consequência de seguir Jesus.
  • Também envolve assumir responsabilidades e compromissos que fazem parte da caminhada cristã.
  • Pode incluir suportar perseguições ou renunciar a algo valioso por causa do Evangelho.

e siga-me.

  • Não é apenas um ato passivo de carregar a cruz; é um chamado ativo para seguir o exemplo de Jesus em obediência, amor e serviço.
  • Envolve viver uma vida de sacrifício, mas também de propósito e plenitude, com a certeza da vitória final.


35 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, (se não depositarmos nossa confiança e nossa vida em Cristo)

 mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.(Aquele que colocar a sua vida inteiramente em Cristo. Que só tem um jeito, por meio da cruz, fazendo isso salva a sua vida para sempre, para eternidade)


36 Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Uma alma vale mais que o mundo inteiro)


37 Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? (A alma é eterna e vale mais que qualquer outra coisa)


38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".

Marcos • 8:31-38


13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,
14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,
15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

Colossenses • 2:13-15


Notas:

Porque tomar sua cruz todos os dias - Para negar-se a sim mesmo, aos desejos carnais, pois as tentações do pecado são sentidas na nossa carne. Precisamos nos libertar e não basta para isso apenas uma única decisão, precisamos vencer os desejos da nossa carne todos os dias. A solução para este desafio é todos os dias estarmos rejeitando a velha criatura e visando no aprimoramento da nova, que se renova a cada dia, a cada manhã.


O Cristão e a Política
Rm. 13:1-8